As 10 melhores panelas de pressão de 2022

melhores panelas de pressão

Ficamos com água na boca a pensar naquelas comidas cozidas em fogo lento: guisados da avó, estufados que passam horas no fogo… Há aqueles que podem ficar a manhã inteira a cuidar de umas lentilhas ou a preparar a preparar um cozido. Não há necessidade.

Porquê, se você pode obter o mesmo efeito com uma panela de pressão ?

Chame de panela de velocidade, panela de pressão, panela a vapor, panela expresso… no final, é aquela panela que minimiza o tempo de cozimento como se fosse magia e permite que desfrute de todos aqueles pratos que só comeria em restaurantes, ou quando vai de férias.

Além disso, usar uma panela expresso é muito simples . Desde os dias das nossas avós, a tecnologia evoluiu e tanto a segurança quanto a eficiência são muito melhores. É por isso que é um bom momento para redescobrir os cardápios de uma vida e colocar uma panela de pressão de última geração na nossa cozinha.

O que vai encontrar neste guia?

As 10 melhores panelas de pressão de 2022

10.  Bra Vitesse

Uma panela rápida para uso diário, para quem quer economizar tempo.

Capacidade disponível:4, 6, 7 e 9 L
Diâmetro:22cm
Saída de vapor:vertical
Níveis de pressão:2
Sutiã Vitesse

No mundo das panelas de pressão geralmente não há grandes diferenças entre os modelos, então a marca pode ser um fator determinante na hora de decidir a compra. No caso da Bra Vitesse, a própria marca é um argumento a favor , pois tem a experiência e a garantia de estar no mercado há mais de cinquenta anos.

Sem ser high-end, o Bra Vitesse é uma panela rápida e funcional que permite cozinhar com dois níveis de pressão , dependendo do tipo de alimento que você vai preparar.

O difusor de fundo triplo ajuda a atingir a temperatura ideal rapidamente , consumindo menos energia. Também distribui o calor de forma eficiente, podendo ser utilizado em qualquer tipo de cozinha.

O balde -com diferentes tamanhos, entre 3 e 9 litros- e a tampa são feitos de aço inoxidável e encaixam-se com uma trava deslizante, acoplando as duas peças.

Para evitar acidentes, possui três sistemas de segurança que controlam a pressão, além da trava de abertura que impede a abertura da tampa quando ainda há vapor no interior.

Prós
  • A saída de vapor é vertical, portanto pode ser focada diretamente no exaustor.
  • Fácil manuseio e bons resultados.
Contras
  • Alguns usuários reclamaram de problemas com o sistema de fechamento.

9. Monix Veloce

Uma panela de pressão segura e versátil com abertura em tesoura.

Capacidade disponível:4, 6, 7 e 9 L
Diâmetro:22cm
Saída de vapor:horizontal
Níveis de pressão:2
Monix Veloce

Da mão de uma das marcas mais tradicionais, a Monix, a panela de pressão Veloce é o típico utensílio de cozinha que se torna indispensável desde o primeiro momento.

Este modelo em particular tem capacidade para 6 litros, mais do que suficiente para fazer guisados ​​ou legumes para toda a família … ou encher o congelador com tuppers que vão resolver a refeição da semana. Mas há mais tamanhos para escolher, entre 4 e 9 litros.

É feito de aço inoxidável, brilhante por fora e fosco por dentro. Além disso, o fundo difusor triplo garante que o calor seja distribuído uniformemente por toda a superfície, com ótimo desempenho em todos os tipos de fogões, inclusive os de indução.

A alça da tesoura é muito fácil de usar e permite abrir e fechar a panela sem nenhum esforço. Ele também possui um sistema de segurança que trava a tampa e impede que você a abra se a pressão interna for muito alta. Também possui uma válvula de segurança e uma válvula de operação , que nos informa em qual dos dois níveis de pressão disponíveis estamos cozinhando.

Prós
  • É adequado para todos os tipos de cozinhas.
  • A operação é muito simples.
Contras
  • O design é bem tradicional, aqui você não encontra inovação.

8. AmazonBasics

Uma panela de tamanho médio muito econômica, com um vaporizador.

Capacidade disponível:6L
Diâmetro:22cm
Saída de vapor:vertical
Níveis de pressão:2
fundamentos da amazônia

A Amazon entrou no mercado de eletrodomésticos há algum tempo com a linha AmazonBasics: produtos simples, acessíveis e que funcionam bem.

Neste caso trata-se de uma panela de pressão em inox, com funcionamento básico, mais do que suficiente para preparar as suas refeições mais comuns.

O tamanho está correto para uma família de tamanho médio (3/4 pessoas). No entanto, você já sabe que as panelas de pressão não podem ser enchidas até o topo, então tome cuidado: embora o fabricante especifique que a capacidade é de 6 litros, na prática você não pode encher o recipiente mais de 5 . Existe um indicador de nível que deixa claro para você.

indicador de pressão nos diz em que nível de cozimento estamos (existem duas possibilidades, dependendo da dureza do alimento e do tempo que temos).

Uma característica interessante é que a saída de vapor é vertical , para que possa ir diretamente para o exaustor.

A alça é ergonômica e possui abertura em tesoura , muito confortável de manusear. E, na hora de limpar a cozinha, você pode colocar a panela na lava-louças . É melhor lavar a tampa à mão, caso o aparelho esteja danificado (lembre-se que, ao trabalhar com vapor pressurizado, a segurança é essencial nesse tipo de panela)

Finalmente, tem um pequeno extra que você irá apreciar. Inclui um vaporizador para poder cozinhar legumes de forma saudável e com sabores intensos . Por esse preço, não se pode pedir muito mais.

Prós
  • Inclui vapor
  • Válido para qualquer tipo de cozinha
Contras
  • A capacidade real é de 5 litros

7. Elo Praktika XS

Uma panela de pressão de tamanho reduzido para solteiros ou famílias pequenas.

Capacidade disponível:2,7L
Diâmetro:18cm
Saída de vapor:horizontal
Níveis de pressão:2
Elo Praktika XS

O recipiente do Elo Praktica XS tem apenas 2,7 l , um tamanho muito distante dos usuais 5/6 litros que costumam ser vistos em panelas de pressão.

Estes grandes tamanhos respondem à ideia de que uma panela expresso serve para cozinhar “em grande estilo”, mas a verdade é que os novos modelos são tão fáceis de usar que não há razão para não a usar todos os dias, cozinhar porções mais pequenas e comer fresco diariamente.

Dentro do recipiente encontramos uma marca de nível que nos avisa para não encher demais o pote . Isso é essencial em qualquer panela de pressão, mas ainda mais em uma pequena em que todo o espaço disponível deve ser otimizado : se enchermos demais a panela, ela não cozinhará adequadamente.

A base cilíndrica aproveita melhor a energia do que um modelo plano e responde bem à indução ou a qualquer outro sistema.

Como é habitual neste tipo de panelas, permite escolher entre dois níveis de pressão . Possui válvula de saída rápida de vapor para facilitar sua abertura.

Embora a marca alemã Elo não seja particularmente conhecida na Espanha, é interessante notar que eles têm quase um século de experiência e já ganharam vários prêmios de inovação por seus produtos.

Prós
  • O tamanho, fácil de manusear e armazenar em qualquer lugar.
  • O preço, tão mini quanto seu tamanho.
Contras
  • Faltam instruções em espanhol.

6.Monix Quick

A mesma panela de pressão com dois tamanhos diferentes para escolher.

Capacidade disponível:Conjunto de 4 e 6 L
Diâmetro:22cm
Saída de vapor:horizontal
Níveis de pressão:2
Monix rápido

A marca Monix aparece várias vezes na nossa lista de recomendados pelos seus próprios méritos: panelas de pressão confiáveis, seguras e muito duráveis. É normal em um pote expresso, que costuma ser quase um objeto de herança, mas no caso da Monix sabemos sem dúvida que estamos comprando algo de qualidade reconhecida.

Este modelo da gama Monix Quick acrescenta a vantagem de ser um conjunto de tachos, um de 4 e outro de 6 litros, para cozinharmos sempre com o tamanho que mais nos interessa.

De resto: aço inoxidável no corpo do recipiente, fundo difusor, lavável na máquina de lavar louça, dois níveis de pressão para cozinhar e quatro sistemas de segurança , incluindo o fecho de abertura da tampa.

A tampa abre em forma de baioneta, ou seja, horizontalmente com um sistema de clique localizado na alça. Tanto os puxadores como os puxadores são substituíveis e a própria marca Monix tem peças de reposição disponíveis para tudo , mais uma vez insistindo na ideia de que esta é uma panela para durar muitos anos, desde que seja devidamente mantida.

Prós
  • O preço, muito bom para um conjunto de dois potes.
  • É muito fácil obter peças de reposição originais.
Contras
  • Embora o Monix Quick seja adequado para indução, outros modelos como o Veloce possuem Indução Total e distribuem melhor o calor em todos os tipos de cozinhas.

5. Magefesa Practika Plus Trio

Um pacote de panelas de pressão com dois tamanhos para escolher.

Capacidade disponível:3,2, 4, 6 e 7,5 L
Diâmetro:18cm
Saída de vapor:horizontal
Níveis de pressão: 2
Magefesa Practika Plus Trio

A marca Magefesa é uma daquelas de toda a vida , quase sinônimo de panela de pressão, que conseguiu se reciclar com os tempos para o mercado de panelas de pressão rápidas e super rápidas. Este é o caso do Magefesa Practika Plus Trio, um conjunto muito completo que resolverá todas as nossas necessidades de cozimento rápido e saudável de uma só vez.

Embora a palavra “trío” apareça em seu nome, na realidade estamos lidando com um conjunto de dois potes que compartilham a mesma tampa. Assim podemos brincar com dois tamanhos diferentes para encadear os preparos ou guardar a panela diretamente na geladeira sem abrir mão do cozimento na pressão. Se dois potes parecerem demais, potes de 3,2, 6 e 7,5 litros também estão disponíveis separadamente.

Como de costume, é feito de aço inoxidável e tem dois níveis de cozimento dependendo da pressão, da pressa em que estamos e do tipo de alimento que vamos cozinhar.

Para que estejamos seguros , possui cinco mecanismos de segurança : sistema de fechamento automático, sensor de pressão, válvula depressora de segurança, válvula reguladora de pressão e janela na tampa.

Seu fundo difusor de calor responde bem a qualquer tipo de fogão : gás, elétrico, vitro e indução.

Prós
  • O diâmetro de 18 cm permite aproveitar pequenos fogões, economizando energia.
  • A marca é sempre uma fonte confiável.
Contras
  • O manual de instruções poderia ser mais compreensível.

4. Kuhn Rikon Duromatic

Um pote expresso como os antigos, com tecnologia moderna.

Capacidade disponível:2,5, 3,5, 4, 5, 6, 7 e 8 L
Diâmetro:20-22-24cm
Saída de vapor:horizontal
Níveis de pressão:2
Kuhn Rikon Duromatic

Esteticamente, a Kuhn Rikon Duromatic lembra as panelas de pressão de uma vida , aquelas usadas pelas avós ajustando-as com um fio.

Mas é aí que terminam as semelhanças, porque a verdade é que esta panela permite cozinhar suavemente a baixa pressão ou rapidamente a alta pressão. Ou seja, funciona como uma panela de pressão normal.

E tudo isso sem precisar acionar praticamente nenhum botão, já que a própria panela faz quase tudo sozinha : a trava de segurança é automática e você só precisa observar o indicador central subir para escolher o tipo de cozimento. Também inclui um seguro triplo para controlar o excesso de pressão.

Projetada para qualquer tipo de cozinha, a base Superthermic distribui o calor uniformemente e preserva o sabor e as qualidades dos alimentos.

Este modelo incorpora alças curtas em ambos os lados da panela , mas você também pode optar por um modelo com alça e até prendê-lo a uma frigideira – da mesma marca, obviamente – para cozinhar sob pressão. Os tamanhos disponíveis variam de 2,5 litros a 8 litros.

Resumindo: uma panela de pressão fabricada na Suíça que funciona, é claro, como um relógio.

Prós
  • É muito simples de usar, embora se você estiver acostumado com os tradicionais, terá que entender.
  • É surpreendentemente silencioso, mesmo quando está cozinhando.
Contras
  • Com esse tamanho, é caro em comparação com outras marcas.

3. Monix Selecta Duo

Para os amantes de cozinhar rápido com uma boa mão na cozinha.

Capacidade disponível:4, 6, 7 e 9 L
Diâmetro:22cm
Saída de vapor:horizontal
Níveis de pressão:gradual
Monix Selecta

Dentro do catálogo de panelas de pressão da marca Monix, a Monix Selecta apresenta-se como uma panela super rápida.

A explicação é que, enquanto a maioria das panelas expressas modernas tem dois níveis de pressão, o modelo Selecta inclui um seletor gradual que permite regular a pressão e o tipo de cozimento ao seu gosto.

É o que eles chamam de Select & Cook System, que é basicamente um fio que você vira até encontrar o nível desejado. O sistema é a coisa mais simples do mundo, mas não se engane: é eficaz e oferece mais possibilidades de personalização do que a maioria das panelas de pressão . Algo que certamente as mais “cozinhas” irão apreciar.

Se, por outro lado, o seu negócio não é se complicar, você sempre pode optar por modelos como Monix Veloce ou Monix Quick.

Nesta ocasião, a panela de pressão Selecta é apresentada com dois tamanhos de recipientes, quatro e seis litros de capacidade, a um preço muito atraente. Ambos em inox e adequados para qualquer tipo de fogão, incluindo indução. Se procura apenas um pote em vez de dois, os tamanhos disponíveis variam entre 4 e 9 litros.

O design do Monix Selecta é original e brinca com as cores , especialmente graças ao fio que se destaca visualmente. Ele também inclui pequenos desenhos ou ícones na tampa que não apenas ajudam o pote a funcionar melhor, mas também adicionam uma nota informal ao design.

Prós
  • Ótimo custo-benefício
  • A possibilidade de regular a pressão permite personalizar muito mais a cozedura.
Contras
  • O design não deixa ninguém indiferente: ou você ama ou você odeia.

2.WMF Perfect

Uma grande panela de alta velocidade que vai durar muito tempo na sua cozinha.

Capacidade disponível:3 e 6,5 L
Diâmetro:18-22 cm
Saída de vapor:vertical
Níveis de pressão:2

A marca alemã WMF é famosa por duas coisas: suas facas e suas panelas. Portanto, não é de admirar que suas panelas rápidas sejam convenientes, fáceis de usar e resistentes . O modelo WMF Perfect é o clássico da marca: o típico pote “for life”.

O modelo que propomos é de 6,5 litros, mais do que suficiente para fazer os pratos típicos da panela de pressão: legumes, guisados, caldos, etc … Receitas consistentes que normalmente são cozinhadas em grandes quantidades. Mas você também pode comprar diferentes versões entre 2,5 e 8,5 litros. Aqui a capacidade do recipiente varia, mas a tampa permanece a mesma (exceto no modelo menor, com diâmetro menor)

A panela é fabricada em aço inox 18/10, e possui base adequada para todos os tipos de fogões , inclusive de indução. Além disso, possui uma marca interna para que você nunca encha demais o recipiente para interferir no bom funcionamento do sistema.

A tampa possui uma alça removível , para facilitar a limpeza, e você pode escolher entre dois níveis de cozimento. Claro, tem um sistema de segurança e um sistema de saída de vapor progressivo.

A panela pode ser colocada na lava-louças , embora o fabricante recomende retirar a alça e a junta de cozimento da tampa, que são as partes mais delicadas e requerem alguma manutenção.

O WMF Perfect é basicamente o mesmo que o WMF Perfect Plus , só que com um design um pouco mais clássico . O melhor é que ambos os designs são intercambiáveis, para que você possa combinar livremente a tampa de um e o recipiente de outro.

Além da panela de 6,5 L, este WMF Perfect possui um corpo separado de 3 L que permite cozinhar para 2 ou 3 pessoas.

Prós
  • Qualidade em um pote que vai durar muitos anos.
  • A base vai muito bem para placa vitrocerâmica.
Contras
  • O preço. Não é o mais barato.

1. WMF Perfect Plus

Dois tamanhos de panela para cozinhar sob pressão diferentes tipos de pratos.

Capacidade disponível:3, 4,5 e 6,5 L
Diâmetro:22cm
Saída de vapor:vertical
Níveis de pressão:2
WMF PerfectPlus

Se você usa muito a panela de pressão, uma boa opção é comprar um conjunto que permita usar a tampa de pressão com vários tamanhos de recipientes.

É o caso do WMF Perfect Plus, que inclui uma carroçaria de 6,5 litros e uma carroçaria de 3 litros (há também uma versão de 4,5 + 3 litros). Ou seja, uma panela alta e uma panela baixa para escolher dependendo do que você vai cozinhar.

Eles são feitos de aço inoxidável 18/10 com polimento Cromargan. Com base condutora de calor (patente universal TransTherm) adequada para todos os tipos de fogões, inclusive os de indução.

O mecanismo de pressão está no cabo, feito de material sintético. Tanto a válvula de segurança quanto o indicador de cozimento são protegidos por gaxetas , evitando que o vapor os danifique e suje. A alça se desprende da tampa para facilitar a limpeza.

Os indicadores mostram os dois níveis de cozedura possíveis : 110° no primeiro anel laranja para legumes, peixe ou frango e 119° no segundo anel para carne e alimentos mais duros. E há também um indicador amarelo para alertar sobre pressão residual . Em ambos os lados do botão há uma aba para abrir e fechar, permitindo que o vapor escape.

Se você não está interessado na combinação de dois potes, o modelo WMF Perfect tem as mesmas funcionalidades deste, com pequenas variações de design.

Prós
  • A alça removível facilita muito a limpeza.
  • Dois tamanhos de panela permitem que você aproveite melhor o cozimento sob pressão.
Contras
  • O preço. WMF é uma grande marca e você paga por isso.

Comparação das melhores panelas de pressão

Aqui está uma comparação das panelas elétricas da nossa lista, com os recursos mais interessantes a serem considerados antes de decidir.

Observação: se estiver no celular, role a tabela com o dedo para ver todas as colunas.

Não.ModeloCapacidade disponívelDiâmetrosaída de vaporníveis de pressãoPreço
1WMF PerfectPlus3, 4,5 e 6,5 litros22 cmVerticalDoisVer preço
2WMF Perfect2,5, 3, 4, 5, 6,5 e 8,5 litros18-22cmVerticalDoisVer preço
3Monix Selecta4, 6, 7 e 9 litros22 cmHorizontalGradualVer preço
4Kuhn Rikon Duromatic2,5, 3,5, 4, 5, 6, 7 e 8 litros20-22-24cmHorizontalDoisVer preço
5Magefesa Practice Plus Threesome3,2, 4, 6 e 7,5 litros
18 cmHorizontalDoisVer preço
6Monix Quickjogo de 4 e 6 litros22 cmHorizontalDoisVer preço
7Elo Praktica XS2,7 litros18 cmHorizontalDoisVer preço
8Amazon Basics6 litros22 cmVerticalDoisVer preço
9Monix Veloce4, 6, 7 e 9 litros22 cmHorizontalDoisVer preço
10Bra Vitesse3, 4, 6, 7 e 9 litros22 cmVerticalDoisVer preço

A melhor panela de pressão qualidade-preço: Monix Selecta Duo

Monix Select Duo

Com um preço de cerca de 70 euros, o Monix Selecta Duo combina várias características que nos convencem muito.

Por um lado , a marca, Monix, é “uma daquelas de uma vida” e dá garantia e confiança.

Por outro lado, o pacote de dois recipientes parece muito confortável na hora de cozinhar , combinar um e outro de acordo com o prato que queremos preparar, encadear diferentes preparações ou simplesmente ter uma panela de alta qualidade onde podemos cozinhar um fogo baixo ao usar o sistema de pressão no outro.

Também gostamos especialmente que o sistema de pressão seja gradual , quando a maioria das panelas rápidas já o tem programado em dois níveis. Com esta opção regulamos muito melhor a velocidade de cozedura.

É verdade que requer algum conhecimento, ou pelo menos algum tempo para se adaptar ao sistema, mas depois que você pega o jeito, é difícil voltar à simplicidade dos potes mais básicos.

Talvez a única coisa que falta é que a saída de vapor seja vertical, mais limpa porque pode ser direcionada diretamente para o exaustor. Embora seja um detalhe menor, para o nosso gosto é algo que se aprecia.

Fora isso, a Monix Selecta Duo é uma panela de pressão funcional e de boa qualidade, a um preço competitivo e acessível.

Guia de compra da melhor panela de pressão

É um clássico da cozinha que, embora tenha melhorado em suas versões mais recentes, segue basicamente o mesmo princípio da panela que sua avó provavelmente tinha: cozinhar com pressão para encurtar os tempos, preservando o sabor dos alimentos.

Vale a pena redescobrir este tipo de pote, caso ainda não o tenha feito. É uma forma simples de preparar pratos saborosos e de qualidade , dedicando-lhes o menor tempo possível. Quem tem panela de pressão não pode conceber a vida sem ela, porque você vai mesmo passar uma hora esperando a cozinha se conseguir terminá-la em quinze minutos?

É verdade que algumas pessoas têm um certo respeito pelas panelas de pressão, porque parecem perigosas. Todos nós já ouvimos histórias sobre acidentes domésticos com finais ruins.

Mas a verdade é que os padrões de segurança são muito altos e não há risco desde que sejam seguidas as instruções de uso, o que é um conselho válido aplicável a este dispositivo e a qualquer coisa que você compre.

Mais tarde vamos relembrar o que você precisa saber para cozinhar com total tranquilidade . Mas antes vamos tentar responder a uma pergunta: qual a diferença entre a panela de pressão que você quer comprar e a que estava na casa da sua avó?

Fogões expresso, panelas de pressão e panelas rápidas, são a mesma coisa?

O princípio em que funcionam é idêntico: são panelas que, ao serem aquecidas, acumulam vapor e geram pressão que faz com que os alimentos cozinhem mais rápido e concentrem mais seu sabor.

As primeiras a chegar ao mercado eram conhecidas como panelas de pressão. Eles tinham uma alça de cada lado e uma vez que a tampa estava encaixada, a maçaneta tinha que ser girada até que estivesse completamente fechada. Eles imediatamente se tornaram moda e muitas famílias adquiriram um. Trabalham em alta temperatura e possuem uma válvula que, quando a pressão é suficiente, começa a girar para liberar vapor, com o apito de uma pequena locomotiva doméstica.

Esses tipos de panelas de pressão (ou expresso) continuam a ser fabricados hoje, com designs semelhantes, mas aprimorados.

O próximo passo na evolução foi a panela de pressão, capaz de cozinhar em maior pressão. Eles têm uma alça e uma alça longa na outra extremidade na qual a outra parte da alça, que fica na tampa, deve encaixar. Assim que eles se sobrepõem e o “clique” é ouvido, a panela está pronta para ir ao fogo.

As panelas de pressão não possuem válvula rotativa, mas sim um êmbolo que sai quando a pressão interna é suficiente para cozinhar os alimentos. Geralmente possui marcações indicando dois níveis de pressão, o mais baixo para alimentos mais delicados, como peixes, e o próximo para alimentos mais resistentes, como carnes ou certas leguminosas. Por ser mais rápido que o expresso, o alimento preserva melhor os nutrientes e precisa de menos água para cozinhar.

Você verá que também existem potes super rápidos no mercado. Alguns fabricantes indicam assim que seu modelo é capaz de atingir mais pressão e, portanto, cozinhar mais rápido.

Infelizmente, não são nomenclaturas muito confiáveis ​​porque podem variar de um fabricante para outro ; as casas tentam dar um nome diferenciador aos tachos com base na pressão a que podem trabalhar. De resto, todos têm um corpo normalmente em aço inoxidável, com pegas em plástico isolante e um sistema de segurança para regular a pressão.

O que é relevante para você é a qualidade da marca e a relação dos tempos de cozimento , que está diretamente relacionada à pressão que a panela suporta. É o que vai te dar a referência do aparelho que você está comprando.

Panela rápida: para que serve?

A verdade é que você pode usá-lo para praticamente tudo , então é quase mais rápido começar com o que você não pode fazer com ele: use-o para alimentos que exigem tempos de cozimento tão curtos que realmente não vale a pena usar a panela de pressão. Por exemplo, massas. Leva tão pouco tempo que é fácil exagerar e não conseguir a textura “al dente”.

A partir daí, a lista de alimentos e combinações é enorme e aberta à sua própria experimentação.

Além disso, hoje todas as panelas elétricas são preparadas para qualquer tipo de cozinha (embora valha a pena conferir as instruções do fabricante), para que você possa utilizá-la em fogão a gás, vitrocerâmica e indução. Versatilidade total.

Vejamos outras vantagens:

Você compra tempo.

É sua característica fundamental e para o que você vai comprá-lo. Embora as porcentagens sejam variáveis, parece bom poder reduzir os tempos de cozimento em 75% ?

Você economiza energia.

Pelo motivo acima. Se em vez de ter a panela no fogo (e quem diz fogo, eles dizem vitro ou indução) por uma hora você pode tê-la por quinze minutos, é óbvio que você reduz muito o gasto de energia. Se você usá-lo todos os dias, acabará notando nas contas.

Você não sacrifica sabor ou propriedades.

Porque cozinhando mais rápido e com menos água, você sacrifica menos nutrientes no processo , garantindo que você mantenha a qualidade da dieta da sua família.

O mesmo um ensopado como uma sobremesa.

Porque embora a primeira coisa que me vem à cabeça sejam os pratos de colher, com o seu bom grão-de-bico, a verdade é que na panela de pressão pode-se cozinhar qualquer coisa : carne, peixe, legumes… Devias ter um bom livro de receitas e começar a Aprovar.

Talvez a maior descoberta sejam as sobremesas . Todos os tipos de flan ficam bons na panela de pressão, também cheesecakes, tocinillos de cielo e arroz doce.

Veja como você pode trabalhar com uma panela de pressão moderna:https://www.youtube.com/embed/9tuu4YuMw7Y?rel=0

Vou comprar um agora mesmo. O que eu olho?

Será uma panela “para a vida”. Se você tratá-lo bem e der a manutenção que ele precisa, é um pote quase eterno , então nossa recomendação é que você escolha uma marca e modelo que o convença, porque você não vai comprar outro por muito tempo.

Tenha estes pontos em mente:

Segurança

É a coisa mais importante a ser valorizada. A verdade é que, embora possam existir pequenas variações entre alguns modelos e outros, as panelas de pressão que encontrará no mercado da UE são homologadas e têm níveis de segurança que as tornam adequadas para venda. Outra coisa é que você compra um aparelho online do qual não sabe exatamente a procedência.

Alguns modelos possuem sistemas de segurança extras. Por exemplo, eles avisam quando você pode descobrir a panela ou avisam se a temperatura estiver muito alta e causar excesso de pressão. Alguns modelos possuem um fio que, dependendo da temperatura, vira e muda de cor. Quando atinge o vermelho, geralmente é indicativo de excesso de pressão que começará imediatamente a ser liberado pela válvula de segurança.

É conveniente que quando você cozinhar -sempre, mas especialmente se você manuseia uma panela desse tipo- você esteja bem ciente do processo para notar qualquer mudança significativa. O tempo de cozimento é muito curto, e é recomendável que você preste atenção nele. Você nunca deve esquecer uma panela no fogo.

Se for uma marca conhecida , é normal que não tenha problemas na hora de encontrar peças de reposição se, por exemplo, quiser trocar a válvula ou, no caso improvável de quebrar, a alça ou a lidar com. De qualquer forma, essa possibilidade aumentará bastante a vida útil da sua panela de pressão.

Se você seguir os padrões do fabricante, não terá problemas e sua panela de pressão passará muitos anos servindo a sua cozinha.

Preço

É uma boa indicação da qualidade da panela de pressão . Pense que se o mecanismo é basicamente o mesmo em todos eles, por que alguns custam mais que o dobro dos outros?

Bem, exatamente para o que você está pensando: ajuste do mecanismo de pressão, qualidade dos materiais, duração das peças…

A lógica diz que se você vir uma oferta “muito” barata, certamente há um motivo. A menos que você conheça o modelo ou confie muito no fabricante, evite pechinchas.

Habilidade

Mais do que tudo para que se ajuste ao uso que lhe vai dar . Ou seja, pode não compensar você ter um modelo XL, ocupando um espaço precioso na cozinha, se você costuma ser duas pessoas em casa.

A menos que seu hábito seja cozinhar uma vez por várias, ou seja, congele diretamente metade do que você cozinhou e tenha uma reserva de porções no freezer. Então o tamanho maior pode compensá-lo.

Se este não for o seu caso, é recomendável que você escolha uma capacidade de acordo com suas necessidades. Os modelos mais vendidos estão entre 4 e 6 litros , embora os modelos domésticos de até 10 litros possam ser vendidos para famílias numerosas. Não cometa o erro de sobrecarregá -lo: ele não cozinhará bem e você estará literalmente perdendo seu tempo. Além disso, a panela pode escorrer e fazer uma bagunça na cozinha.

Características adicionais

Algumas panelas têm uma cesta ou rack embutido para que você possa cozinhar no vapor . Geralmente é removível, portanto, desde que você não o use, ele será armazenado separadamente e não o incomodará no dia-a-dia.

Você também pode obter modelos que vêm com um pote complementar, com menor capacidade, mas com o mesmo diâmetro do pote principal, para que ele se encaixe perfeitamente na mesma tampa. É muito prático usar o recipiente pequeno nos dias em que você precisa cozinhar menos.

Dicas de segurança para usar uma panela de pressão

Como já dissemos, panelas de pressão, de qualquer tipo, são garantidas com segurança se você seguir as instruções do fabricante. Então leia bem as instruções e não improvise “porque é assim que eu vi fazer toda a minha vida”.

Apenas no caso, revise estas dicas:

Mantenha sempre a válvula limpa. É o principal sistema de segurança, pois se a panela de pressão ultrapassar a pressão recomendada, ela começa a liberar dessa forma. Portanto, é bom senso: se você deseja que a válvula faça seu trabalho, deve limpá-la após cada uso para que não acumule vestígios de graxa ou alimentos.

Nunca encha o pote com mais de três quartos. Se você o encheu demais uma vez, não o fará mais, porque terá verificado que a comida não cozinha uniformemente. Mas é importante por um motivo ainda mais importante: se estiver sobrecarregado, a comida dentro pode entupir a válvula.

Não o sujeite a mudanças bruscas de temperatura. Sim, isso se refere ao hábito de tirar a panela do fogo e colocá-la imediatamente em água fria para que a temperatura caia a toda velocidade: não é uma boa ideia despressurizá-la tão rapidamente. Recomenda-se que, uma vez que a panela tenha perdido toda a pressão, descanse por no mínimo 15 minutos para que ela perca calor. Então vamos abri-lo aos poucos.

Troque os pneus. Faça isso assim que verificar que perde elasticidade ou detecta alguma rachadura. A borracha garante a pressão, se tiver algum defeito o alimento pode não ser cozido corretamente.

Com essas instruções você já sabe tudo o que precisa saber sobre panelas de pressão. Anime-se e compre com os melhores critérios. É um companheiro de cozinha que, bem tratado e com manutenção correta, durará a vida toda, mesmo que você o use quase diariamente.

Porque assim que você pegar o jeito, você não vai conseguir viver sem ele.

Deixe um comentário