As 5 melhores máquinas de fazer gelado

Gelado é uma sobremesa que poucos conseguem resistir. No entanto, os gelados industrializados possuem mais aditivos e conservantes do que os gelados caseiros. Portanto, se desejas fazer um gelado caseiro, compra uma máquina de fazer gelados , é sempre uma boa opção e ainda mais se desejas manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Melhores máquinas de fazer gelados

AS MELHORES MÁQUINAS DE FAZER GELADO EM CASA

Se queres fazer deliciosos gelados em casa, apresentamos quais são as melhores máquinas de fazer gelados . Ao escolher este pequeno eletrodoméstico, observa sempre a capacidade, funções, materiais, potência, textura do gelado e facilidade de limpeza . Se avaliares esses aspetos, será mais fácil escolher um bom aparelho.

No mercado encontrarás diversos modelos de máquinas para fazer gelado artesanal e é importante que saibas quais são, para que na hora de escolher tenhas a noção do que estás a comprar e como vai funcionar.


5. MÁQUINA DE GELADO KLARSTEIN SWEET DREAMS

Não precisarás de pré-arrefecer o recipiente graças à função de compressor. Defina o tempo de preparo e não se preocupe com mais nada.

Sorveteira
Capacidade: 1,5 litros
Potência de refrigeração: 150W
Caixa: Aço inoxidável 
Inclui um compressor de auto-resfriamento .
Ecrã: LCD para controlar o tempo de preparação e a temperatura.
Prós
  • Compressor integrado
  • Fácil de limpar graças às peças removíveis
  • Função de resfriamento retardado para evitar que o gelado derreta
  • Fácil de usar
Contras
  • Preço Alto
  • Não inclui receitas

4. SPRINGLANE Máquina de fazer gelados caseiros, EMMA

Crie o seu próprio gelado com sabor ou experimente diferentes sabores. Basta escolher os ingredientes e saborear gelados cremosos ou iogurtes congelados e tudo a seu gosto e sem sair de casa.

sorveteira amazon
Capacidade: 1,5 litros
Potência de refrigeração: 150W
Inclui um compressor de auto-resfriamento 
Caixa: Aço inoxidável polido
Ecrã: LCD com temporizador

 

Prós
  • Compressor integrado
  • Livro de receitas
  • Temperatura abaixo de -35ºC
  • Certificado de Segurança Intertek GS
  • Versátil
  • Material resistente
  • Função de pós-resfriamento automático até 1 hora após a infusão
  • Design elegante
Contras
  • Livro de receitas em alemão e inglês
  • Peças de plástico

3. Cuisinart ICE40BCE

Se não puderes escolher um sabor único para saborear um gelado cremoso, talvez o que precisas é de uma máquina de fazer gelados dupla como esta. Em apenas 25 minutos e de forma totalmente automática podes preparar dois sabores diferentes ao mesmo tempo. Também podes adicionar ingredientes através da tampa transparente para criar deliciosas combinações com diferentes coberturas.

Sorveteira dupla
Capacidade: 2 L
Potência: 50W
Caixa: Aço inoxidável
Tampa transparente com abertura para adicionar ingredientes durante o preparo.
Prós
  • Duas receitas diferentes ao mesmo tempo
  • Gelado pronto em 25 minutos
  • 3 anos de garantia do fabricante
  • Limpeza fácil
Contras
  • Não tem compressor
  • Ruído durante a rotação do misturador

2. H.Koenig HF340 

Esta máquina de fazer gelado caseira da H. Koenig é capaz de lhe oferecer o melhor gelado caseiro em menos de 40 minutos. É muito fácil de usar e possui uma turbina de gelado profissional e refrigeração integrada para um controle preciso da temperatura. Graças ao seu temporizador e função de paragem automática, não terá de estar atento durante a preparação. É o utensílio de cozinha ideal para fazer gelados caseiros com produtos frescos, naturais e sem aditivos.

geladeira caseira amazon
Capacidade: 2 L
Potência: 180W 
Caixa: Aço inoxidável 
Refrigerador embutido e manter a função fria .
Ecrã: Digital

1. Musso Mini Lussino 4080

Prepare deliciosos gelados artesanais com ingredientes naturais, orgânicos e livres de aditivos e glúten com esta máquina de fazer gelado fabricada na Itália. O seu uso é muito simples e com a ajuda do cronómetro e dois botões exclusivos terás um saboroso gelado pronto em 30 minutos para desfrutares. Com a possibilidade de utilizar ingredientes de alta qualidade, esta máquina permite criar gelados, iogurtes e bebidas geladas, com todo o sabor e benefícios das sobremesas gourmet artesanais.

geladeira residencial com compressor
Capacidade: 1L
Velocidade de rotação da lâmina 80rpm.
Temporizador e função de desligamento automático.
Caixa: Aço inoxidável

ACESSÓRIOS ESSENCIAIS PARA PREPARAR GELADO CASEIRO

As máquinas de fazer gelado podem ser compatíveis com vários acessórios , que podem vir com o aparelho ou ser adquiridos separadamente . Estes são muito úteis para obter melhores resultados. Alguns dos mais usados ​​são:

  • Tampas : são usadas para cobrir a mistura durante o processo de fabricação do gelado. Eu recomendo que escolhas tampas que possam ser facilmente removidas para que possas adicionar ingredientes durante o preparo.
  • Recipientes : são os recipientes onde a mistura é colocada. Alguns modelos podem incluir dois ou um sobressalente.
  • Pás: é uma ferramenta que permitirá manipular o gelado enquanto estiver sendo preparado ou quando estiver pronto. Os melhores são os de silicone.
  • Livros com receitas : alguns modelos incluem esses livros para oferecer opções na hora de preparar seu gelado para que aproveites melhor.

GUIA DE COMPRA: MÁQUINAS DE GELADO

Uma máquina de fazer gelados é um dispositivo elétrico com o qual podes fazer gelado de maneira saudável e com ingredientes naturais e frescos. A máquina trabalha a mistura com os ingredientes, de acordo com a receita, até atingir a textura certa. O funcionamento da máquina de fazer gelados depende do tipo de máquina que é, mas o princípio é o mesmo em todas elas: misture até obter uma consistência cremosa .

Ter este tipo de utensílios de cozinha vai permitir-lhe fazer o seu próprio gelado, utilizando os ingredientes que quiser, escolhendo versões saudáveis, e combinando-as com as frutas que mais gosta, e ainda acrescentando nozes. É sem dúvida uma forma de cozinhar de forma saudável e de controlar melhor o que se come, sem ter de abrir mão do gelado.

Ao comprar uma máquina de gelados pode fazer gelados caseiros sem açúcar, com fruta ou frutos secos, com chocolate, com ou sem natas. A variedade de opções que tens é realmente grande. Mas antes de procurar receitas para fazer gelado caseiro, a primeira coisa que deves fazer é escolher o tipo de máquina de fazer gelado  .

TIPOS DE REFRIGERADORES PARA USO DOMÉSTICO

Quando se trata de máquinas de fazer gelado existem muitas opções para escolheres o modelo mais adequado para ti. Eles vão dos mais tradicionais aos mais tecnológicos. Nós os dividimos em dois grandes grupos abaixo:

  • Sem compressor : a máquina de fazer gelados artesanal sem compressor é o modelo menos sofisticado do mercado, pois exige que realizes vários processos anteriores antes de preparar seu gelado. Neste tipo de aparelho deve-se colocar a tigela para esfriar entre 12 e 24 horas antes de usá-la . Os ingredientes a serem usados ​​também devem estar bem frios. Seu trabalho é mover as pás para misturar os ingredientes e obter a textura desejada , mas ele não resfria a mistura.
  • Com compressor : as máquinas de fazer gelado com compressor são as mais completas do mercado, praticamente não exigem nenhum esforço. Eles permitem que cronometres a mistura e o melhor de tudo, eles fornecem refrigeração durante e após a mistura, o que significa que não precisas de pré-congelar a tigela. Além disso, com esta opção podes fazer gelado em menos de uma hora. 

PROCESSO MANUAL VS AUTOMÁTICO DE REFRIGERADORES

Agora que conheces os dois modelos de máquinas de fazer gelado caseiro, já tem uma ideia melhor de qual escolher. Aqueles que não possuem compressor envolvem um processo manual que deves fazer, que é resfriar a tigela e até os ingredientes. No entanto, este modelo destaca-se por ser fácil de usar e também pelo seu preço .

Os modelos de compressores facilitam um pouco o seu trabalho por não precisar resfriar nada antes. Basta adicionar os ingredientes e colocar para funcionar. Gerenciá-lo não lhe custará muito porque eles são muito intuitivos. O melhor de tudo, eles ganham gelado caseiro cremoso que é delicioso. Claro, deves considerar que essas máquinas de fazer gelado são mais caras do que aquelas que não possuem compressor.

COMO POSSO USAR UMA MÁQUINA DE FAZER GELADO?

Depende do tipo de máquina que compres. Em máquinas de gelado com compressor , seu trabalho será mínimo. Na verdade, só precisas colocar a mistura de ingredientes , não é necessário resfriar previamente porque a máquina tem seu próprio sistema de refrigeração e acionar o aparelho. Podes controlar os tempos de mistura dependendo da textura que deseja alcançar.

Se escolheres uma máquina de fazer gelados sem compressor, o processo de preparação do gelado será um pouco mais complexo , embora nada projetado apenas para especialistas. Deves seguir estes passos para seu correto funcionamento:

  • Resfrie ou congele a tigela da máquina de fazer gelados por 12 a 24 horas antes de iniciar o preparo.
  • Resfrie a mistura de gelado pelo menos 3 horas antes do preparo.
  • Após o tempo de resfriamento, deves colocar os ingredientes na tigela fria e misturar por 30 a 40 minutos.
  • Uma vez alcançada a textura, deves servir ou refrigerar o gelado para que não descongele.

CARACTERÍSTICAS DOS REFRIGERADORES DOMÉSTICOS

Queres fazer um gelado caseiro com uma máquina de fazer gelados ? Para isso precisas de uma boa máquina e para escolher uma de qualidade é importante prestar atenção a uma série de características chave:

  • Capacidade : uma das principais características a avaliar é a capacidade, pois a quantidade de gelado que pode preparar dependerá disso. Em geral, as máquinas de fazer gelado domésticas têm capacidade entre 1 e 2 litros , já que isso é suficiente para uma família de 4 membros, por exemplo. No entanto, existem modelos maiores que podem ter até 6 litros de capacidade . As máquinas de fazer gelado deste tamanho são ideais para uso em festas ou reuniões. De qualquer forma, o mais importante é verificar o tamanho do recipiente. Já que muitas vezes a máquina pode ter grandes dimensões, mas a caixa é pequena.
  • Potência : Outro aspecto a considerar é a potência, principalmente se escolheres um modelo com compressor. Nesse caso, a potência geralmente varia entre 100 e 250 W. Lembre-se que estas máquinas necessitam desta potência para atingir baixas temperaturas e arrefecer a taça e os ingredientes para preparar o gelado.
  • Textura e consistência : esta é uma das características que mais importa para os usuários, embora nem sempre seja possível saber com antecedência qual textura e consistência a máquina é capaz de oferecer. No entanto, como regra geral, sabe-se que os refrigeradores compressores são capazes de obter gelados mais macios e com melhor textura . De qualquer forma, a textura e a consistência do gelado dependem das velocidades com que o gelado é preparado. Se queres uma máquina de fazer gelados moles , por exemplo, precisa de um modelo com velocidades médias, já que estas produzem gelados mais leves . Velocidades mais lentas, enquanto isso, produzem gelados mais espessos, enquanto os mais rápidos evitam o acúmulo de cristais de gelo, por isso oferecem gelados com texturas mais cremosas.
  • Funções : se escolheres um modelo com funções extras, não só poderás fazer seu chocolate caseiro, caramelo, morango ou qualquer outro de seus gelados favoritos, mas também outras preparações . Existem máquinas de fazer gelado que são usadas para preparar gelados, granitas ou iogurtes . Alguns modelos também permitem congelar frutas ou até mesmo resfriar os recipientes onde colocarás o gelado. Por outro lado, podes encontrar geladeiras que incluem temporizador automático e campainha. Com esses dispositivos, não precisarás estar ciente do processo de elaboração o tempo todo. Além disso, existem modelos que incluem configurações de espessura para que possas escolher a cremosidade que deseja para o seu gelado, além de um display digital.
  • Materiais : É importante prestar atenção aos materiais de fabricação do aparelho. Os modelos mais baratos geralmente são feitos de plástico; este material torna-os mais leves, mas também menos resistentes. As melhores máquinas de fazer gelado são aquelas feitas de metais como o aço inoxidável . Este material não só suporta melhor a umidade, mas também é mais resistente e, portanto, mais durável.
  • Facilidade de limpeza – Outra característica fundamental a ser avaliada tem a ver com a manutenção da máquina. Recomendamos que escolhas um modelo que seja fácil de limpar, pois as partes que entram em contato com a mistura devem ser muito bem lavadas para evitar a proliferação de bactérias. A melhor coisa é que estes são fáceis de remover. Por outro lado, podes encontrar modelos que permitem colocar suas diferentes peças na máquina de lavar louça.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O USO DE UMA MÁQUINA DE FAZER GELADO

Quanto custa uma máquina de fazer gelado?

Dependendo de suas necessidades, podes comprar uma geladeira para uso doméstico de 30 ou 40 euros a 150 euros. Para saber se o custo-benefício cabe no seu bolso, é preciso avaliar aspetos como capacidade, funções, materiais, potência, textura do gelado e facilidade de limpeza. Se avaliares esses aspetos, será mais fácil escolher um bom aparelho.

Quanto tempo leva para fazer gelado com uma máquina de fazer gelado caseira?

Pouco tempo, a maioria dos modelos leva apenas alguns minutos para concluir o processo. Estamos falando de 30 ou 40 minutos no máximo , dependendo das quantidades. No entanto, deves considerar que, se for uma geladeira sem compressor, o processo será mais longo do que com as que possuem.

Como saber se o gelado está pronto?

A textura dirá. Embora dependa muito de como gostas do teu gelado, se é mais leve, mais suave ou mais cremoso . Em geral, no entanto, uma maneira de saber se o está pronto é passar um dedo limpo pela mistura. Se estiver espesso e cremoso o suficiente para não escorrer, está pronto.

Deixe um comentário