Os 10 melhores computadores portáteis qualidade-preço de 2022

Escolher um novo computador portátil é uma tarefa que pode levar muito tempo. Não só existem dezenas de marcas com centenas de modelos para escolher, mas também há novos lançamentos todos os meses !

Não existe um computador portátil que seja melhor para todos, pois, depende das necessidades, veremos que há um ou vários adequados para cada uso como para jogos, estudos, trabalho, edição de vídeos, etc. Existem tamanhos diferentes, ecrã, capacidade de armazenamento ou potência no processador.

Encontrar um bom portátil que atenda às suas necessidades e, claro, com boa relação qualidade-preço pode ser um pouco mais fácil com esta seleção dos 10 melhores portáteis. Escolhemos dez modelos muito variados que se destacam na sua categoria pelas suas características e funcionalidades.

Além disso, explicamos sem detalhes técnicos quais características técnicas são mais adequadas em cada caso, as vantagens e desvantagens de cada tamanho de ecrã, bem como o que as tecnologias mais recentes podem oferecer, como discos de memória SSD.

O que vai encontrar neste guia?

Os 10 melhores computadores portáteis de 2022

10. Lenovo Ideapad 3

Hardware equilibrado e moderno para uso geral .

Ecrã: 15,6″ / 1.920 x 1.080pxMemória: SSD 512GB
Processador: Intel Core i5-1135G7RAM: 8Gb
Lenovo IdeaPad 3

O computador portátil Lenovo Ideapad 3  é um dos melhores relação qualidade-preço que podem oferecer. É ideal para estudantes ou pessoas que têm a perceção de que precisam de um dispositivo para usos básicos, como consultar a internet, escrever em word , trabalhar com o excel, ou ver um filme, pois conta um ecrã de 15,6” com resolução FHD adequada (1920 x 1.080 pixels) para este tamanho.

Esteticamente o Lenovo IdeaPad 3 parece simples e sem detalhes excessivos, com algumas marcas percetíveis, muito atrativo na diagonal mas do tipo TN, uma tecnologia que se destaca pelo seu tempo de resposta mas perde pelos seus ângulos de visão e representação de cor.

Entre as suas vantagens, além do ecrã, o portátil vem com um disco tipo SSD de 512 GB que oferece capacidade mais que suficiente . Incorpora uma memória RAM DDR4 de 8GB adequada às restantes características do equipamento, assim como a placa gráfica Intel.

Com um processador solvente de última geração da Intel, é projetado principalmente para uso em escritório, portanto, não precisa de muito mais. Claro, ira precisar de instalar um sistema operativo. Tem uma bateria de duas células que lhe dá autonomia média e não inclui gravador de DVD-CD.

Temos uma versão superior no Lenovo Ideapad 3 que mantém ecrã, disco rígido e gráficos integrados, mas incorpora hardware muito mais potente, no qual se destacam o seu processador Intel Core i7-1165G7 e 16GB de RAM. Ele também vem sem um sistema operacional. Obviamente é uma versão mais cara porque é muito mais especifica.

Prós
  • Processador muito moderno e capaz
  • SSD de bom tamanho
  • Com porta USB-C
Contras
  • Sem sistema operacional
  • Falta de portas USB

9. Acer Aspire 5

Desempenho suave mesmo para os orçamentos mais apertados.

Ecrã: 15,6″ / 1.920 x 1.080pxMemória: SSD 512Gb
Processador: Intel Core i5-1135G7RAM: 12Gb
Acer Aspire 5

Se você tem certeza que deseja um computador portátil equilibrado e funcional para uso geral sem gastar muito, não perca de vista este Acer Aspire 5 .

Possui um ecrã de 15,6″ com uma resolução de 1.920 x 1.080 px integrada em um chassi bastante simples e minimalista. Embora visualmente pareça metal, na verdade é feito de um resultado de plástico .

Com quase 2 kg de peso não é exatamente um ultrabook, então não é a melhor opção para carregar daqui para lá. O que mais gostamos no seu design é sua dobradiça ergonômica e como aproveita as suas dimensões para integrar um ecrã confortável para passar horas.

Dentro dele abriga uma configuração moderna e balanceada para processadores de texto, tabelas, apresentações, internet e afins:

  • O processador Core i5, 8 GB de RAM e 512 GB de disco rígido combinados são suficientes para uma experiência tranquila.
  • Como já vem com o Windows 10 , já está pronto para usar imediatamente.

Se queres instalar muitos programas e/ou vais ter muitos processos abertos ao mesmo tempo , então recomendamos esta versão superior com 16GB de RAM, 1TB SSD e um processador de potência equivalente, mas da AMD.

Apesar de ser um portátil cujo ponto forte é o seu hardware , não esqueça os detalhes mais interessantes para o presente e para o futuro:

  • Assim, é compatível com Wi-Fi 6 , o novo protocolo de internet mais rápido que o padrão e que será implementado progressivamente.
  • A sua gama completa de portas , possui clássicos essenciais como HDMI ou USB, USB-C, uma porta versátil que está cada vez mais presente em mais dispositivos.
Prós
  • Hardware balanceado e poderoso
  • Com Windows como padrão
  • Com Wi-Fi 6
Contras
  • É meio pesado
  • com chassis de plástico

8. Huawei Matebook D15 (2021)

Uma ferramenta de trabalho com design premium.

Ecrã: 15,6″ / 1.920 x 1.080pxMemória: SSD de 512 GB
Processador: Intel Core i5-1135G7RAM: 16Gb
Huawei MateBook D15 (2021)

Na Huawei, o design é muito importante. Vemos isso nos seus smartphones, smartwatches e, desde que foi lançado no mundo dos computadores. A empresa chinesa conseguiu projetar equipamentos realmente atraentes sem sacrificar a funcionalidade .

A versão mais recente do MateBook D15 acaba de ser lançada e já está concorrendo como um dos melhores comutadores em relação ao custo-benefício. Por fora, com o seu elegante e fino chassi de alumínio com leitor de impressões digitais e webcam retrátil, e por dentro, com seu hardware.

Este equipamento é moderno e tem força para usuários exigentes que vão passar horas e horas na frente do ecrã, com uma diagonal bem confortável e uma resolução adequada para esse fim.

O seu processador de última geração em conjunto com a sua generosa RAM e números de armazenamento fazem deste um dispositivo para trabalhar, em automação de escritório, navegação, multitarefa.

Embora seja um computador portátil moderadamente compacto e leve , a sua bateria integrada de 42 Wh oferece um alcance ajustado.

Uma oferta completa de portas e até Wi-Fi 6 completa sua proposta de espremer os roteadores mais poderosos . Uma ótima ferramenta de trabalho.

Prós
  • Muita RAM para multitarefa
  • Com o Windows 10 instalado
  • Um processador moderno e poderoso
Contras
  • Sem gráficos dedicados
  • Autonomia ajustada

7. Realme Book Prime

Um ultrabook premium do Windows para trabalhar em trânsito.

Ecrã: 14″ / 2160 x 1440pxMemória: SSD 512GB
Processador: Intel Core i5-11320HRAM: 8Gb
Realme Book Prime

Depois de conquistar um nicho para si mesma no ambicioso cenário de smartphones e no de tablets devido ao seu bom custo-benefício, a empresa chinesa faz sua incursão no território dos computadores pela porta da frente com o Realme Book Prime .

Trata-se de um computador com uma estética cuidada, com um ecrã de qualidade e hardware equilibrado para trabalhar fora de casa. Se no teu trabalho tens que ir daqui para lá, e o trabalho é essencialmente automação de escritório, este é um ótimo candidato para ti.

Vamos falar de design: este é um computador que entra pelos olhos . Parece minimalista com um ponto industrial e é muito leve , graças ao seu chassi liso usinado em alumínio e detalhes úteis, como o leitor de impressões digitais. Com 1,37 kg de peso, pode carregá-lo na mochila quase sem perceber.

Um dos destaques é o seu ecrã:

  • Apesar de ser um ultrabook, graças às suas bordas finas é capaz de integrar um painel de 14 polegadas , uma diagonal equilibrada entre ser portátil e ao mesmo tempo confortável para longas exposições.
  • Com uma resolução ambiciosa de 2K, bom contraste e entrega, é um ecrã realmente bonito. E vais te aperceber disto, não só vendo um filme, mas também quando passar horas e horas a olhar para figuras.

Embora o hardware que seja equilibrado e moderno para uso geral , considerando seu preço, tem o defeito de não ser mais potente. Se sabes que vais fazer muitas coisas ao mesmo tempo, recomendamos que compres a versão mais ambiciosa com 16 GB de RAM. O bom é que já vem com o Windows 11 .

Este computador não descura extras como bons altifalantes assinados pela Harman Kardon, é compatível com Wi-Fi 6 ou um sistema de refrigeração para que o computador não aqueça depois de horas de trabalho, mas gostaríamos que tivesse mais portas para trabalhar.

Nesse sentido, é provável que tenhas que levar um adapatador para conectar os seus periféricos, já que, não possui HDMI. Além disso, leva sempre o carregador contigo, pois a sua autonomia é inferior a 8 horas .

Prós
  • Leve
  • Hardware equilibrado e moderno
  • Exibição de qualidade
  • Com o Windows 11
Contras
  • Poucas entradas
  • Pouca potência pelo seu preço
  • Caro

6. HP 15s-fq2009ns

Para quem procura um portátil equilibrado para trabalho ou estudo.

Ecrã: 15,6″ / 1.920 x 1.080px
Memória: SSD de 512 GB
Processador: Intel Core i5-1135G7RAM: 8Gb
HP 15s-fq2009ns

Um dos melhores portáteis em termos de combinação qualidade-preço que podemos encontrar é o HP 15s-fq2009ns , que vem com um processador Intel Core i5-1135G7 moderno e solvente, 8 GB de RAM e uma unidade de armazenamento SSD que oferece um grande armazenamento , com a velocidade extra fornecida por este tipo de SSD. Os gráficos integrados são um Intel Iris Xe.

É um computador versátil válido para uma ampla variedade de funções. No trabalho ou no estudo , funcionará de maneira rápida e tranquila como qualquer programa do Office (vem com o Windows 10 instalado), além de navegar na Internet, mesmo que tenhamos várias guias abertas simultaneamente. Seus gráficos integrados podem nos permitir mover um jogo, mas não é um portátil gaming.

O ecrã de 15,6″ possui qualidade Full HD com resolução de 1.920 x 1.080 px com brilho adequado, taxa de atualização e reprodução de cores para uso geral . Graças ao seu design microedge – ou seja, com microbordas – é possível introduzir um ecrã com uma diagonal muito confortável para trabalhar sem afetar as dimensões do portátil. Com linhas limpas, o melhor do seu design é que ele é fino e moderadamente leve (embora com 1,69kg não seja considerado um ultrabook).

Por esse motivo, este modelo é interessante para quem vai usá-lo muito tempo fora de casa . E nesse momento a sua bateria de iões de lítio de 41 Wh de 3 células, vai permitir pouco mais de 7 horas de uso .

Além disso, são compatíveis com a função de carregamento rápido da bateria , que nos permite recarregar cerca de 50% de sua capacidade em apenas 45 minutos.

Prós
  • Boa relação qualidade-preço
  • Hardware para uso geral
  • Boa autonomia e carregamento rápido
Contras
  • Fabricado em plástico
  • Poderia ser algo mais leve

5.Chuwi HeroBook Pro

Um ultrabook de qualidade a um preço surpreendentemente baixo.

Ecrã: 14,1” / 1.920 x 1.080pxMemória: SSD de 256 GB
Processador: Intel Gemini Lake N4020RAM: 8Gb
Chuwi HeroBook Pro

Para muitos usuários, ouvir a palavra “ultrabook” é sinônimo de ter que abrir a carteira. E a verdade é que geralmente estão certos: porque esses portáteis de uso intensivo de dispositivos móveis exigem um investimento considerável. Mas existem alternativas acessíveis e também muito atraentes, como o CHUWI HeroBook Pro .

Vá em frente, não é um ultrabook para todos. Com hardware simples , está orientado principalmente para navegar na internet, consumo de conteúdo e alguma automação básica de escritório.

A “culpa” é do seu processador, um modesto Gemini Lake que funciona como um gargalo para tarefas mais pesadas . No entanto, nesse cenário de uso, o HeroBook Pro oferece desempenho suficiente.

Possui uma um ecrã muito competente para assistir vídeos na diagonal e tem boa qualidade. Outros ultrabooks possuem 13 polegadas, o HeroBook Pro excede as ​​14 polegadas.

Assim, apesar de seu tamanho e leveza – pesa 1,39 kg – é capaz de integrar um bom ecrã e também uma grande bateria capaz de oferecer até 9 horas de uso . E quando ficares sem bateria, estarás pronto rapidamente graças ao carregamento rápido.

Prós
  • Um ecrã de qualidade
  • Boa autonomia
  • Com o Windows 10 instalado
Contras
  • Limitado a usos básicos
  • Marca pouco conhecida

4. Microsoft Surface Go 2

Um híbrido entre tablet e portátil versátil com energia e Windows 10.

Ecrã: 10,5″ / 1.920 x 1.280pxMemória: SSD de 128 GB
Processador: Intel Core M3-8100YRAM: 8Gb
Microsoft Surface Go 2

O portátil conversível Microsoft Surface Go 2  é popular por boas razões: reúne as características mais destacáveis de um computador portátil e de um tablet num único dispositivo , tudo a um preço acessível.

Leve (pouco mais de 500 gramas) e fácil de transportar para qualquer lugar, possui um ecrã sensível ao toque de 10″ com resolução impressionante devido ao seu pequeno tamanho: 1.920 x 1.280 px.

Embora existam várias configurações de hardware para escolher, a nossa recomendação para aproveitar ao máximo o Windows 10 é apostar naqueles com 8 GB de RAM, unidades de armazenamento SSD e processadores Core , para que você possa usá-lo não apenas para navegação ou consumo de conteúdo , mas também em trabalhos mais exigentes.

No entanto, a memória não é excessivamente grande (128 GB), mas sendo do tipo SSD, favorece a velocidade de uso, que é uma das características mais notáveis ​​do aparelho. Como poderia ser diferente no caso de um produto fabricado pela Microsoft, ele vem com o Windows 10 Home instalado .

Se o teu orçamento permitir, podes investir num modelo superior, o Surface Pro 7 , que melhora no Go em potência, tamanho e qualidade da ecrã. Embora as suas dimensões sejam muito atraentes para trabalhar em mobilidade, se vais passar muitas horas na frente do ecrã, isso pode te prejudicar.

O Surface Go 2 é um híbrido que é a solução para quem procura algo leve e as possibilidades do software de desktop. Lembre-se de que o teclado não está incluído , então terás que comprá-lo separadamente.

Prós
  • Portabilidade e é leve (pesa pouco mais de meio quilo)
  • Ótima resolução de ecrã
  • Rendimento
Contras
  • Pode ser muito pequeno para trabalhar por longos períodos de tempo
  • O teclado não incluído

3.  MacBook Air M1

Para usuários da Apple que não querem pagar o preço de um Macbook Pro.

Ecrã: 13,3″ / 2.560 x 1.600pxMemória: SSD de 256 GB
Processador: Intel Core i5 1.8GHzRAM: 8Gb
MacBook Air M1

Entre os melhores portáteis do mercado, não poderia faltar um modelo do ecossistema da Apple. O MacBook Air  é uma opção mais acessível que o Macbook Pro que também tem características destacáveis , por exemplo, incorpora o novo chip Apple M1 que surpreende pela sua eficiência e potência.

A combinação do processador com um disco rígido SSD de 256 GB e sua memória RAM de 8 GB garantem um desempenho excecional com qualquer programa ou aplicativo que usamos, mesmo em multitarefa.

É ideal para quem usa o portátil diariamente e precisa que ele ofereça um ótimo desempenho em todos os momentos. O seu ecrã é de 13,3”, um tamanho ideal para trabalhar, mas ao mesmo tempo permite que o portátil seja pequeno o suficiente para levá-lo a qualquer lugar.

Ao contrário do modelo Pro, sua resolução é de 2.560 x 1.600 pixels, inferior mas suficiente e acima do habitual.

Tudo tem um lado positivo. Também é mais fino e leve que o Pro e, a sua autonimua é de cerca de 20 horas de uso – estamos diante de um grande vantagem para o trabalho com mobilidade.

Ele incorpora o sistema operacional macOS Big Sur, da própria Apple. Feito inteiramente de alumínio reciclado, é dificilmente um portátil considerado barato . No entanto, devido ao seu poder e à sua durabilidade que os produtos Apple costumam oferecer, pode ser um investimento acertado.

Uma desvantagem é que, se não estamos acostumados a trabalhar com dispositivos Apple, é provável que tenhamos passar por um período de adaptação para tirar o máximo proveito deste equipamento.

Prós
  • Fiabilidade reconhecida em produtos Apple
  • Desempenho excecional
  • Boa relação qualidade-preço
  • Alta autonomia
Contras
  • Escassez de entradas
  • Não é possível aumentar o armazenamento ou a RAM

2. Asus TUF Gaming F15

Um portátil todo-o-terreno para jogos e trabalho.

Ecrã: 15,6″ / 1.920 x 1.080pxMemória: SSD de 512 GB
Processador: Intel Core i5-11400HRAM: 16Gb

Projetado especialmente para jogadores, o Asus TUF Gaming F15 é um computador todo-o-terreno, o que significa que não é apenas adequado para jogos, mas também para utilizadores exigentes que precisam da potência e das operações de uma placa gráfica dedicada , por exemplo, para arquitetura ou edição de vídeo.

A estética gamer não passa despercebida, com teclado retro iluminado. Também possui certificação de resistência militar , o que nos pode dar tranquilidade extra ao movê-lo de um lugar para outro.

Este não é um portátil leve: com 2,3 kg não é a melhor opção para quem procura algo leve , mas compensa com um design muito confortável para passar horas e horas na frente dele a trabalhar ou jogar. Também:

  • Destaca-se pelo seu ecrã de 15,6 polegadas, resolução Full HD e uma impressionante taxa de atualização de 144Hz, ideal para jogos ou para uma experiência muito fluida .
  • Como possui teclado estendido com teclado numérico , trabalhar com folhas de cálculo torna-se mais fácil.

O melhor do seu hardware é sua placa de vídeo RTX 3050, um modelo de última geração com ray tracing para uma experiência mais realista em jogos ou simplesmente para executar programas de edição. Além disso, apreciarás os seus 16 GB de RAM, se abrires vários programas simultaneamente ou executar software pesado , como o AutoCAD.

Claro, para uso exigente, você pode perder um processador mais poderoso e mais armazenamento . Além disso, se quiseres jogar títulos ambiciosos, a sua GPU pode ficar aquém. Nesse caso, recomendamos esta versão com Core i7, 1TB de armazenamento e RTX 3060.

Em suma, é um portátil de todo-o-terreno com um preço ajustado que se destaca pelo equilíbrio do seu hardware e pelo seu preço. É considerado um dos melhores portáteis para jogos em preço de qualidade que vais encontrar.

Prós
  • Com placa gráfica dedicada
  • Design particularmente robusto
  • Confortável para passar horas
  • Boa relação qualidade preço
Contras
  • SSD e processador ajustados para uso exigente
  • Para alguns, a sua estética gamer
  • Pesado

1.Lenovo ThinkPad L13 Gen2

O portátil mais profissional no ambiente Windows.

Ecrã: 13,3″ / 1.920 x 1.080pxMemória: 256 SSDs
Processador: Intel Core i5-1135G7RAM: 8Gb
Lenovo thinkpad

Os Lenovo ThinkPads são conhecidos entre os utilizadores mais profissionais pela estética funcional e o seu desempenho . E também, para quem precisa de um computador potente com a simplicidade e compatibilidade com outros programas que o Windows 10 Pro oferece.

Esta versão do ThinkPad tem um processador Core i5 de última geração e um número suficiente de RAM e armazenamento para o uso geral. Assim, é uma ótima ferramenta para tabelas, orçamentos, apresentações e outros trabalhos . Claro, se vamos trabalhar com vários arquivos ou programas pesados, podemos precisar de mais memória RAM e disco rígido.

Lenovo ThinkPad L13 Gen 2 é a versão mais recente para aumentar a produtividade . Com um design que vai desde o compacto para transportá-lo de um lugar para outro (1,38 kg para e o conforto de ficar horas à sua frente, não economiza em detalhes como carregamento rápido , ampla compatibilidade e o possui trackpad para o seu deslocamento.

 Este computador apresenta um chassi especialmente robusto e soluções de segurança ThinkShield, incluindo biometria para protegê-lo de quedas, bem como de olhos ou mãos indiscretas.

Sua ecrã de 13,3 polegadas e resolução Full HD tem um tamanho ideal para produtividade em movimento . Além disso, ele vem com Dolby Audio para uma experiência de som de qualidade e longa duração da bateria.

Prós
  • Design robusto otimizado para produtividade
  • Hardware moderno
  • Com o Windows 10 Pro instalado
Contras
  • Pouca memoria RAM
  • Tamanho do disco rígido

Comparação dos melhores portáteis em preço-qualidade

Esta é a comparação com as características técnicas dos portáteis analisados.

Observação: se estiver no telemóvel, role a tabela com o dedo para ver todas as colunas.

Não.ModeloEcrãProcessadorMemóriaBATERPlaca gráficaPreço
1
Lenovo ThinkPad L13 Gen2
13,3″
1920 x 1080px
Intel Core i5-1135G7SSD de 256 GB8GbGráficos Intel Iris XeVer preço
2
Asus TUF Gaming F15
15,6″
1.920 x 1.080px
Intel Core i5-11400HSSD de 512 Gb16 GBRTX 3050Ver preço
3
MacBook Air
13,3″
2.560 x 1.600px
Chip M1 da AppleSSD de 256 GB8GbIntegradoVer preço
4
Microsoft Surface Go 2
10,5″
1920 x 1280px
Intel Core M3-8100YSSD de 128 GB8GbVer preço
5
Chuwi HeroBook Pro
14.1.”
1920 x 1080 pixels
Intel Gemini Lake N4020SSD de 256 GB8GbGráficos Intel UHD 600Ver preço
6
HP 15s-fq2009ns
15,6″
1920 x 1080px
Intel Core i5-1135G7SSD de 512 GB8GbGráficos Intel Iris XeVer preço
7
Realme Book Prime
14″ / 2160 x 1440pxIntel Core i5-11320HSSD de 512 GB8GbGráficos Intel IrisVer preço
8
Huawei MateBook D15 (2021)
15,6″
1920 x 1080px
Intel Core i5-1135G7SSD de 512 GB16 GBGráficos Intel Iris XeVer preço
9
Acer Aspire 5
15,6″
1920 x 1080p
Intel Core i5-1135G7SSD de 512 GB8Gbintel iris xeVer preço
10
Lenovo IdeaPad 3
15,6″
1920 x 1080p
Intel Core i5-1135G7HD de 512 GB8GbGráficos Intel Iris XeVer preço

Nossas recomendações

O portátil com melhor custo-benefício: Lenovo Ideapad 3

Lenovo IdeaPad 3

Hoje existe quase um portátil “ideal” para cada usuário. E não é o mesmo precisar de um computador para jogar, para um trabalho intensivo em mobilidade ou simplesmente para ver o email e fazer um trabalho no Word de vez em quando. Ainda assim, existem modelos como este Lenovo IdeaPad 3 que irá satisfazer a maioria dos utilizadores.

A melhor coisa sobre este equipamento é o seu hardware, surpreendentemente poderoso pelo preço. Não é um computador para jogos nem possui um processador moderno, mas é para uso geral.

Na verdade, é difícil encontrar algo tão competente pelo preço . Com um processador Ryzen 7, 8GB de RAM, um SSD de 512GB e um AMD Radeon 10 podes navegar na internet, fazer tabelas e até jogar um jogo. Como também vem com o Windows como padrão , está pronto para usar.

O mais interessante é que o seu ecrã tem um tamanho confortável para trabalhar e não pesa muito.

Apesar do seu preço ajustado e design simples, não tem grandes detalhes para trabalhar com mais conforto , como o teclado numérico integrado ou a sua gama completa entradas.

Em resumo, se você deseja um portátil para trabalhar, assistir a vídeos, navegar, trabalhar, para o escritório ou para ir à aula, o Lenovo IdeaPad 3 é uma compra ideal.

Melhor portátil para jogos: Asus TUF Gaming F15

O mundo dos computadores para jogos é bastante diferente , não apenas devido às suas necessidades de energia, mas também devido às taxas de atualização , é exigente a nível de energia e arrefecimento o também nos detalhes ainda mais ingênuos , como teclados retro iluminados. E isso é tudo pago.

Por isso é que tão importante encontrar modelos com uma boa relação custo-benefício , como o ASUS TUF Gaming F15, que é um portátil com um hardware que permitirá jogar, retocar uma foto, fazer um plano ou criar um tabelas mais complexas.

Os benefícios do seu hardware são os seus gráficos de última geração e as suas figuras de RAM , dois elementos com uma especial importância nos jogos. Tem defeitos como o seu armazenamento e seu processador que, é suficiente para uso geral mas ficará aquém para o uso intensivo e de instalação de muitos programas.

O portátil tem uma estética de jogo, sim, mas também tem extras para jogar. Vais gostar muito do seu design ultrarresistente, do seu teclado estendido ou do seu ecrã de 144Hz que vai parecer que tudo se move com muita fluidez.

Se precisas de um computador para fazer um pouco de tudo , o ASUS TUF Gaming F15 é o melhor que vais encontrará sem deixar um rim no caminho.

O melhor portátil barato e bom:  Chuwi HeroBook Pro

Chuwi HeroBook Pro

Chuwi HeroBook Pro , apesar de ser de uma marca menos conhecida, destaca-se pela velocidade do seu disco rígido e da sua memória RAM para impulsionar o processador a funcionar adequadamente com funções simples .

Este portátil tem alguns truques interessantes na manga.

O primeiro é seu design fino e leve , que permitirá levá-lo para qualquer lugar confortavelmente, quase como um tablet, mas com a vantagem do seu software de desktop e a agilidade do teclado.

A segunda é sua autonomia, sendo suficiente para levares para a aula e voltar para casa no final do dia com bateria e ainda para assistires a um filme. Também vais te divertir graças ao seu ecrã, um sucesso tanto para o trabalho quanto para assistir as tuas séries favoritas.

Tem uma boa qualidade-preço, para quem não precisa de muita potencia.

Melhor portátil pequeno (menos de 12 polegadas): Microsoft Surface Go 2

Microsoft Surface Go 2

Se estás em dúvida entre a leveza e conforto de uso de um tablet e as possibilidades e conforto de um portátil, a Microsoft tem a solução: o Surface Go 2.

Este equipamento conversível tem um ecrã sensível ao toque de 10,5 polegadas, diagonal e as características de um tablet para o bem e para o mal. Ou seja, o conforto de manuseá-lo com os dedos e seu tamanho não é dos melhores para passar horas e horas na frente. Cuidado que não é pela qualidade, pois nesse sentido melhora.

Se fores para carregá-lo sem a capa do teclado, o peso também é o de um tablet . Embora no nosso conselho, se vais escrever muito, é segurá-lo para digitar mais rápido.

Onde não é tablet é em hardware e software e isso só traz vantagens , já que os tablets ainda têm um longo caminho a percorrer para serem tão úteis quanto os portáteis.

Com uma 8 GB de RAM, SSD de 128 GB e um processador Intel Core M3-8100Y,poderás navegar na Internet e movimentares-te livremente com automação básica de escritório no ambiente mais popular para esse fim, o Windows 10.

Esses recursos fazem do Surface Go 2 uma ótima ferramenta de trabalho para quem precisa de um dispositivo móvel , para fazer anotações, fazer diagramas e tabelas, cálculos e muito mais, sejas estudante ou profissional.

Guia para comprar o melhor com

notebook com tablet

A chegada de tablets e smartphones nas nossas vidas, há mais de uma década, significou uma mudança na maneira como usamos computadores portáteis  .

No entanto, eles ainda são essenciais em muitos campos, tanto no trabalho quanto na educação , proporcionando um grande número de possibilidades de uso em qualquer lugar da nossa casa ou fora dela, se necessário, graças ao fato de poder levá-los para qualquer lugar.

Ter um portátil adaptado às nossas necessidades é mais um investimento do que uma despesa , pois nos permitirá economizar muito tempo trabalhando com fluência. Não é obrigatório fazer grandes desembolsos para obter um portátil funcional, embora dependendo das demandas que tenhamos, teremos que prestar atenção às especificações de cada modelo. Aqui estão alguns dos principais recursos para prestar atenção antes de fazer uma compra:

Tamanho e resolução do ecrã.

O tamanho do ecrã está ligado, como esperado, ao tamanho do próprio portátil, mas é mais conveniente tomar as medidas do ecrã como referência , pois dependendo do quadro que a cerca, ela é maior ou menor.

Os tamanhos do ecrã geralmente são medidos em polegadas , o que, embora possa nos confundir como utilizadores do sistema decimal, pelo menos nos fornece números redondos. As medidas mais comuns para um ecrã de um computador portátil são 13, 15 e 17 polegadas , que equivalem a 33,02 cm, 38,1 cm e 43,18 cm, respetivamente.

Essas medidas são obtidas medindo o ecrã na diagonal e podem servir de referência caso já tenhamos outro computador ou tablet em casa . Dessa forma, saberemos se gostaríamos que fosse um pouco maior, menor ou igual a outro dispositivo que temos.

Embora pareça difícil negar o ditado “quanto maior, melhor”, devemos ter em mente que o preço geralmente está ligado ao tamanho do ecrã  e que, se vamos transportá-lo com muita frequência para fora de casa, pode ser mais complicado de transportar em uma mochila ou bolsa É altamente recomendável levar outro portátil que temos em mãos como referência.

  • Portáteis de 10 a 12 polegadas são considerados de tamanho pequeno. Eles oferecem a vantagem óbvia de um tamanho menor e peso mais leve, embora às vezes o ecrã possa ser um pouco pequena. No entanto, se planejamos levar um desses portáteis para o trabalho ou universidade todos os dias, eles oferecem a grande vantagem de serem mais leves e menos volumosos, para caber em qualquer mochila.
  • Os tamanhos de 13 a 15 polegadas são os mais comuns e são uma boa mistura entre portabilidade e facilidade de uso , pois permitem que você trabalhe com mais conforto do que os pequenos sem ser muito volumoso para transportar.
  • De 16 a 18 polegadas poderíamos considerá-los grandes , normalmente com um poder de processamento maior que os de outros tamanhos menores, pois geralmente são usados ​​para jogar videogames ou por profissionais de imagem, edição de vídeo etc.

Embora ninguém nos proíba de carregá-los de um lugar para o outro e até existem mochilas projetadas para transportar portáteis maiores que 18 polegadas , não parece a opção mais recomendada.

Em relação à resolução do ecrã , isso vai estar atrelado ao tamanho , já que 1.366 pixels de largura em um portátil de 11 polegadas não é o mesmo que em um portátil de 17 polegadas. Quanto mais pixels por polegada, maior a qualidade e nitidez do ecrã. Em medições até 15 polegadas, 1.366 X 768 pixels é mais que suficiente.

A partir dessas medidas , podemos nos basear no padrão Full HD de 1.920 x 1080 pixels, embora existam resoluções mais altas, como 4K, recomendadas para produção gráfica e audiovisual.

Poder

laptop de trabalho

O processador é o cérebro de cada máquina e o que determinará até onde vai sua capacidade.

Não é expansível como outros elementos do , como memória, e é difícil de substituir. Em grande parte , ele marca o preço final do portátil  , portanto, não só devemos escolher o modelo mais recente se tivermos um orçamento limitado, mas também se não devemos ficar aquém se precisarmos de grande potência.

Atualmente a maioria dos portáteis incorporam processadores Intel i3, i5 e i7, embora a alternativa AMD e suas contrapartes, os Ryzen 3, 5 e 7 continuem ganhando espaço devido ao seu bom desempenho. Quanto maior o número, mais recente ele é lançado e maior seu poder.

Sem entrar em análises profundas e especificações que cada processador nos oferece, podemos concordar que o i3 é suficiente para quem procura um uso básico , como visitar a Internet, fazer compras, assistir a vídeos ou usar processadores de texto.

O i5 seria indicado para quem o utiliza de forma mais intensa , com várias abas abertas enquanto trabalha e precisa que tudo flua rapidamente.

Também permite editar vídeos ou jogar a maioria dos jogos para PC, embora aqueles que desejam gastar muito tempo em uma dessas duas atividades, que costumam ser as mais exigentes no processador, devam considerar gastar um pouco mais , passe para a gama i7.

Para ajustar um pouco: os processadores cujos nomes terminam em Y ou U são de menor potência que H, com maior potência, enquanto Q são compostos de vários núcleos e, portanto, são mais poderosos.

Em relação à RAM , o padrão mais comum e recomendado, mesmo que você seja um usuário básico, é 8 GB de RAM. Se você deseja que seu computador jogue ou edite fotos ou vídeos, é melhor ir até 16 GB para garantir que funcione com todos os tipos de videogames.

Placa gráfica

O poder da placa gráfica estará ligado à resolução do ecrã (quanto maior a resolução, maior o esforço que a placa gráfica deve fazer) e, acima de tudo, ao uso que queremos dar , especialmente se estamos pensando em usar o portátil para jogar um videogame.

Podemos consultar os requisitos dos videogames usuais que usamos para saber qual placa gráfica é capaz de atendê-los. De qualquer forma, exceto para portáteis para jogos que possuem características mais específicas, as placas gráficas geralmente estão alinhadas com a potência do portátil e a resolução do seu ecrã , portanto, não devemos nos preocupar muito.

Além disso, se depois de alguns meses tivermos um interesse repentino por videogames, sempre temos a opção de comprar uma placa gráfica externa .

Armazenar

laptop leve

Há alguns anos, uma das maiores preocupações era saber “quantos gigabytes” de armazenamento um portátil tinha. Muitos usuários, inclusive eu, sofriam de uma síndrome de Diógenes digital que nos fez armazenar milhares de MB de dados na forma de filmes, músicas ou videogames.

No entanto, os tempos em que armazenávamos uma quantidade enorme de filmes ou músicas já se foram. Os serviços de streaming e a nuvem carregam todo esse peso e a capacidade de armazenamento não é mais um problema . No entanto, é aconselhável prestar atenção ao tipo de memória.

Os HDDs são os convencionais e têm sido usados ​​há anos até agora, porém, os SSDs entraram em cena porque, apesar de terem menos capacidade de armazenamento, são mais rápidos e, por não possuírem partes móveis, são mais resistentes. (e muito tranquilo, uma característica sempre a agradecer).

Apesar de serem mais caros e de tamanho menor, os SSDs já cobrem praticamente todas as propostas devido à sua velocidade e desempenho . Além disso, podemos economizar um pouco se selecionarmos um SSD de menor capacidade e se percebermos que ele enche com o tempo, comprar uma memória SD externa ou até mesmo um disco rígido externo.

Sistema operativo

O sistema operacional já vem instalado como padrão na maioria dos portáteis e condicionará em grande parte a escolha a ser feita.

Devemos considerar qual é o mais adequado às nossas necessidades. A escolha entre um Macbook ou o resto dos portáteis que vêm com Windows (embora possamos instalar outros sistemas operacionais como Linux, que é outra história), limitará os usos que podemos dar a ele.

É comumente aceito que os dispositivos que executam o sistema operacional iOS da Apple funcionam melhor . Eles dão menos problemas e geralmente são amplamente utilizados em áreas profissionais, como edição audiovisual, design gráfico, design 3D , etc.

No entanto, além de ser mais caro, esta opção nos leva a adquirir outros dispositivos da marca para aproveitar ao máximo seus serviços, como um iPhone.

Ter um Macbook é mais confortável para usuários de iPhone, por exemplo. Em geral, estamos mais acostumados ao ecossistema do Windows , que nos oferece um número muito maior dos portáteis para selecionar e a preços mais baratos.

Principalmente estes são os cinco pontos-chave sobre os quais devemos meditar, juntamente com o preço, ao selecionar um portátil. Outras especificações importantes em alguns casos serão a capacidade da bateria , principalmente para pessoas que vão usá-la muito fora de casa em locais sem conexão à eletricidade.

A autonomia da bateria será maior quanto mais células tiver, embora quanto maior o tamanho do ecrã, maior o seu consumo. Tenha em mente que o tamanho da bateria afeta diretamente o tamanho e principalmente o peso do portátil.

Qual é a melhor marca de portátil?

Se vamos optar por um portátil que tem o sistema operacional iOS, não há mais nada a decidir, pois é exclusivo da marca Apple . É considerada por muitos a melhor marca pela confiabilidade de seus aparelhos e pelos bons acabamentos que oferece em todos os seus detalhes.

Claro: a qualidade é paga e certamente não é a marca mais barata. Para Windows, a variedade é muito extensa: Acer, Asus, Hp, Dell… Todas são marcas com muitos anos de experiência e dezenas de modelos no mercado.

A Lenovo , que projeta e fabrica na China, é uma das mais aclamadas por sua ótima relação qualidade/preço, algo a ter em mente especialmente se nosso orçamento for pequeno.

Chuwi também é outra empresa chinesa que está ganhando uma boa reputação. Outra marca muito relevante, principalmente se estivermos procurando um portátil para jogar videogame, é a MSI .

Os portáteis conversíveis são uma boa opção?

melhores computadores portáteis

Os portáteis conversíveis são uma mistura que une o melhor dos portáteis e tablets , permitindo-nos sobretudo uma usabilidade muito apreciada .

Em um único dispositivo temos um portátil, que a princípio parece mais voltado para o trabalho ou estudo, e um tablet, mais adequado para entretenimento e que também tendem a ter um tamanho um pouco maior que os tablets usuais.

Também nos oferece a possibilidade de que crianças que ainda não sabem usar o teclado ou o mouse possam dar seus primeiros passos pelo tablet (se nos atrevermos a deixá-los). Em um único dispositivo podemos ter os dois, o que pode economizar dinheiro. No entanto, as limitações oferecidas pelo seu design e tamanho podem fazer com que a capacidade da bateria seja menor do que estamos acostumados .

Como processar a garantia do portátil?

Todos os computadores portáteis vendidos na Portugal têm, por lei, uma garantia de 2 anos . Esta garantia pode ser estendida, mediante pagamento, para prazos entre 3 e 5 anos na maioria dos fabricantes.

Dependendo do custo do portátil pode valer a pena, embora seja uma decisão pessoal. Devemos ter em mente que a garantia cobre defeitos de fabricação ou danos ao hardware que ocorram em condições normais de uso , sem gotas ou derramamentos de líquidos, para dar dois exemplos comuns.

Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável registrá-lo no site do fabricante , pois, embora demore alguns minutos, se você tiver que fazer uso da garantia depois de alguns meses e não tiver registrado no momento, o tempo alocados para fazer arranjos podem ser multiplicados.

Deixe um comentário